CURIOSIDADES ABAPDICAS

Sequência do ‘TAB’ em telas – (CTRL+SHIFT+C)

Tempo de leitura: 5 minutos.

CTRL+SHIFT+C é a combinação de teclas que você deve utilizar para verificar a sequência de tabulação da tela em que esta no SAP. Ou seja para onde irá o cursor quando você pressionar a tecla TAB quando estiver com uma tela do SAP ativa.

Eu descobri isso por acaso, fui tentar copiar alguma coisa e meus dedinhos de mamute pressionaram CONTROL + SHIFT juntos mostrando um monte de rabiscos na tela.

CTRL+SHIFT+C

Faça o teste, acesse por exemplo a transação SE11 e pressione a combinação de teclas CTRL+SHIFT+C, você deverá ver algo semelhante a imagem ao lado –>>

Essa é a sequência que o cursor “percorrerá” na tela quando o TAB for pressionado, neste caso a sequência vai de 0 a 16 e o cursor está posicionado no ponto de número 1.

Pesquisando um pouco notei que é possível alterar a sequência dos Tabs, local da sua máquina, para isso basta clicar com o botão direito enquanto mantém pressionado a tecla CTRL, note que será mostrado um menu com mais opções do que se simplesmente usar o botão direito do mouse.

É possível alterar essa sequência?

Sim, se você selecionar “Configurar sequência local do tabulador SHIFT+CONTROL+L” deveria conseguir alterar a sequência dos  “Tabs”, digo deveria por que eu mesmo não consegui rsrsr

CTRL+SHIFT+C2Enfim, essa sequência fica armazenada em um banco de dados local do Access, para encontra-lo basta verificar seu diretório nas opções do SAP GUI, agrupamento Dados Locais.

Espero que tenham gostado da curiosidade e caso consiga alterar ai no seu SAP GUI mande uma mensagem ou deixe um comentário, me ajude a terminar esse post.

Você deu uma olhada nas opções do SAP GUI e encontrou algo curioso, interessante ou bizarro que poderíamos compartilhar em um curto post, compartilhe comigo e criaremos juntos… 😉

Abraços,

LNunes

Quer receber curiosidades sobre ABAP gratuitamente no seu e-mail? Inscreva-se agora!

* Campo obrigatório